Vale Oscar?

A verdadeira mensagem 
de "Nasce uma estrela"

Foto: divulgação.

"Nasce uma estrela" vale o ingresso. Ator, atriz, roteiro, trilha, tudo em seu devido lugar.

O filme, porém, vai muito além de uma história de amor com seus ônus e bônus. Trata-se de uma crítica ácida, ainda que nas entrelinhas, à indústria da música.

O papel caiu como uma luva para Lady Gaga, estrela pop que, vez por outra, esperneia com os moldes impostos a ela pela máquina da fama.

No filme, sua personagem, Ally, é uma garota de enorme talento e beleza discutível. Assim que desponta, passa por uma revolução estética, promovida pela gravadora, numa tentativa de padronizá-la para o mercado.

Melhor tradução da cultura de massa não há, à medida em que os artistas vendem seu potencial a empresas interessadas muito mais na estética do que na qualidade das composições.

Ally, que antes cantava as dores do seu mundo particular, passa a entoar versos sobre rebolar até o chão e trocas de mensagens pelo celular com o boy, sob orientação dos novos produtores. As aclamadas e emotivas performances ao piano dão lugar, então, a shows com coreografias sensuais, apoiadas por dançarinas seminuas.

Desse modo, a aura artística se perde em meio às exigências de um mercado superficial que se pauta pela repetição do simples, do hipersexualizado e do vulgar.


É justamente esse movimento da arte ao pop prosaico que incomoda Jack, o músico country interpretado por Bradley Cooper. Ele é o responsável pela descoberta de Ally, a quem aconselha, em vão, a manter a integridade artística.

Enquanto ela explode, ele se afunda no ostracismo regado a álcool.

O contraste entre sucesso e fracasso, delineado pelo casal que se apaixona e se desconecta, é a medida certa para a indústria que premia o mercadologicamente viável em detrimento do talento.

Engraçado pensar que o nascimento de uma estrela se dá, ironicamente, a partir de sua apropriação por um mercado tão nefasto.

No mais, estamos diante de um filme que também é um retrato do amor que, definitivamente, não vence todas as barreiras. Mas sugere que é possível sobreviver a tudo com dignidade. 

Os prêmios que certamente virão são mais do que merecidos.

Comentários