Ilusão virtual

Nude


Foto: https://thumbs.dreamstime.com/z/pisc-despido-censurado-do-homem-dos-desenhos-animados-do-nude-39131616.jpg


Gosto de acreditar que as fotos que a gente posta nas redes sociais são poderosos índices dos nossos estados psicológico e emocional.

Sempre desconfio de quem posta selfie o tempo todo. É um tipo irritante de autoafirmação. 

Por outro lado, é gostoso passear pelo Instagram. As fotos de gente semi-nua são as mais divertidas, especialmente pelos comentários que provocam.

Postei uma sem camisa outro dia. Não estava me sentindo carente. Não sou narcisista nem egocêntrico, muito menos escravo de likes. Mas adorei o teste.

Meu parceiro me deu uma "chamada", mas ficou de boa. Minha irmã está até agora sem me entender. Alguns amigos fizeram de conta que não viram. Outros curtiram. Outros ainda mandaram um direct, com dúvidas.

A maioria, ciente de que costumo ser discreto, queria saber se estava tudo bem. Ganhei elogios pela boa forma, a parte mais óbvia num post assim. 

Esses semi-nudes despertam curiosidade. Por vezes, desejo. E já são uma ousadia socialmente aceita, embora boba. Olha ele! Pra quê isso?

A minha experiência ajudou a sedimentar certezas. A primeira delas é a de que meu parceiro é um cara incrível. Não brigou, não fez birra, não quis contra-atacar com uma foto de cueca, nada. Aplaudo e agradeço.

Não é o post mais curtido do meu perfil. Perde para os cliques fofinhos que fiz com cachorros. Porém, é o que mais rapidamente alcançou as 100 curtidas e o mais comentado entre os meus poucos seguidores. Não que isso importe. É apenas revelador.
Percebi que aqueles que geralmente curtem minhas fotos, e não deixaram um coraçãozinho nesta em especial, têm motivos discutíveis, muito além do fato de não terem gostado, o que também é possível.

Suponho que quem tem namorado ciumento ou dúvidas sobre a própria orientação sexual, por exemplo, prefere olhar sem clicar duas vezes. Se foi o seu caso, repense o relacionamento. Ou saia do armário. Que tal?

Para mim, postar uma foto sem camisa, tão diferente das minhas publicações habituais, foi libertador. Especialmente para deixar em paz quem gosta de exibir as curvas, estejam elas dentro ou fora dos padrões de beleza. Afinal, somos todos um pouco voyeurs.   

Foi, por fim, engraçado. Para conseguir aquela foto, foram pelo menos uns dez cliques, com a luz certa e um ângulo favorável. Depois joguei um filtro bacana. E voilà! Foto engana, meus amigos!

Sim, sinto-me bem com meu corpo. Mas continuo precisando de muito Pilates e corrida pra me manter decente.

Como dizem, você só descobre o quanto é feio quando tiram uma foto sua distraído. Mas essa é melhor não postar.

Comentários

  1. Adorei o texto,parabéns! Eu fiz algo parecido e teve mais curtidas do que geralmente eu costumo ter. Excelente reflexão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Júnior, que bom ver vc por aqui. Então, engraçada essa nossa fascinação por pele, né? Senti uma vibe diferente, de pessoas diferentes, após a foto. Acho que, no fundo, isso tudo quer dizer que ainda somos um pouco mais rasos do que gostaríamos. Mas nenhuma objeção aos corpos, rsrs. Um abraço e volte sempre.

      Excluir
  2. Eu sempre gostei de fotos desde criança é sempre me achei um pouco exibido. Lendo o seu texto eu fiquei pensando se isso é bom ou ruim rs. Nunca me permiti postar uma foto sem camisa ou de sunga porque não tenho corpo pra isso ( e aí já vai um certo complexo, porque se eu fosse mesmo desencanado da opinião alheia postava e pronto). Já fiz o teste das curtidas com coisas sérias ou fotos de paisagens. Ninguém curte. Postou selfie ou foto de animais chovem curtidas mas nada se compara a Foto de sunga ou sem camisa. Adorei sua reflexão e estou pensando no que você escreveu. Jaime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é não ser escravos de "likes". E o que é "ter corpo pra isso?". Todo mundo pode postar foto sem camisa, inclusive vc, por que não? Abaixo o padrão de beleza masculina, rsrsrs. Obrigado pela visita, meu querido.

      Excluir

Postar um comentário