A visita

Vovó é de morte

A mistura de terror e humor no cinema não me agrada. O último de M. Night Shayamalan, "A Visita", tornou-se uma exceção.

Criou-se um consenso de que, após o sucesso de "O Sexto Sentido", Shayamalan tentou, tentou, e morreu na praia. Não é verdade. "A Dama na Água" e "O Último Mestre do Ar" são mesmo constrangedores, mas não a regra.

Com "A Visita", o diretor indiano, naturalizado americano, resgata a veia do bom suspense que o consagrou em outros filmes, como "Sinais", "Corpo Fechado" e "A Vila". Leia-se bom suspense como aquele que cativa sem mostrar muito.

Para isso, Shayamalan aposta, novamente, no núcleo familiar. É na família que o cineasta realça as bizarrices do ser humano e o horror que nos rodeia, mais assustador do que qualquer entidade sobrenatural.

No novo filme, dois pré-adolescentes vão encontrar os avós pela primeira vez, a pedido da mãe, que abandonou o lar quando engravidou. Os sustos ficam por conta do casal de idosos, esquisitíssimo.

Divertido, "A Visita" não tem a pretensão de se tornar um clássico. Essa falta de ambição ajudou no resultado final, surpreendente.


O elenco, embora desconhecido do grande público, sustenta o enredo. O ponto alto é Ed Oxenbould (foto acima), que interpreta um garoto perspicaz. É do ator a missão de injetar doses de humor ao terror que se instala quando a noite cai na casa dos avós. 

"A Visita", em resumo, é um filme sobre a loucura inevitável, menor ou maior, que chega com a terceira idade; é sobre rir do que nos apavora, porque isso "deixa a escuridão na caverna", como atesta a vovó de morte, a certa altura; é sobre a família, que pode ser tanto a salvação como a perdição de qualquer um de nós; é, sobretudo, um filme sobre os estragos emocionais provocados pelo rancor.

Para absorver essa riqueza, é preciso enxergar além da boa fotografia e dos clichês. O filme abusa, por exemplo, do estilo "found footage" (documentário "fake"), inaugurado em "A Bruxa de Blair". Sem, no entanto, comprometer sua essência. O elemento surpresa, outra marca de Shayamalan, está lá.

"Eu vejo gente morta". Esta é a frase mais famosa de "O Sexto Sentido". Shayamalan continua na sombra dela. Mas colocou a cara no sol por alguns instantes com "A Visita". O que já é suficiente para me deixar curioso sobre o que vem depois. 

Comentários

  1. Oi Rô. Adorei o texto, como sempre. Aguardando já pelo próximo filme que vamos assistir. Bjo! Karina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ka, foi uma delícia, como sempre. E o tanto que a gente riu da vovó bizarra? Rsrs. Bjos e até a nossa próxima sessão.

      Excluir
  2. Eu gosto dos filmes dele, mas nem sabia que ia lançar esse! Muito legal (parece). Vou assistir. Beijo, obrigada pela dica, queridão!


    www.chadefirulas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laís, acho que agora vc só consegue ver este filme em DVD ou na TV paga. Já saiu de cartaz, salvo engano. Enfim, veja e depois me conta. Beijo.

      Excluir

Postar um comentário