Reticências

Se eu fosse...


Cheguei, mas já tô saindo. Inspiração em baixa, introspecção em alta. Deu vontade de escrever besteira, sem compromisso com a boa literatura, com o bom senso ou com a sua aprovação, ok? Enfim, vi tantos filmes, ouvi tanta música, li tanta coisa e fui do céu ao inferno tantas vezes que mal consigo me concentrar em um único tema. O jeito foi fazer uma salada. Tempere a gosto.
Se eu fosse um filme, seria "Cisne Negro": dualista, inconclusivo, denso, psicológico, beira o trash, mas com classe. Feito para o Oscar, mesmo não levando. Vi duas vezes e considero a terceira com entusiasmo. Natalie Portman, eu te amo.
Se eu fosse um ator, seria Matt Damon, em "Além da Vida": charmoso, maduro, espiritualizado, fugindo, buscando, de mãos dadas com o bem e disposto a fazer diferente. A propósito, o filme, de Clint Eastwood, é o grande injustiçado do Oscar e dá um baile no pretensioso "O Discurso do Rei".
Se eu fosse um show, seria "Aphrodite Les Folies", da Kylie Minogue. A turnê, que estreou na Europa e deve passar pelo Brasil, é baseada na mitologia grega. Peca pelo excesso, proposital e desmedido. No limiar da cafonice, porém com apuro estético e competência. Não conhece a cantora australiana? Aquela do la-la-la? Então se mata.
Se eu fosse uma música, seria "I Wrote The Book", da fofolete Beth Ditto, vocalista do "Gossip". Não conhece também? Reencarna. Aproveita e dá um play no "Escuta só" aí do lado. A canção é chique, chega chegando, marca presença, fecha tudo e sai fina, deixando uma atmosfera de gente superior. Tá?
Se eu fosse um animal, seria o cocker spaniel abandonado no Centro de Controle de Zoonoses, onde estive a trabalho outro dia. Mesmo triste (e demonstrando paciência intergaláctica com um pitbul doido para afiar os dentes e a má índole), mantém a doçura e a serenidade no olhar, enquanto espera pela comida, por carinho e, com sorte, por um novo dono.
Se eu fosse um shopping, seria o Santa Úrsula, aqui de Ribeirão Preto: grande, bonito, meio transparente, meio confuso, com arquitetura perigosa, à prova de crianças. Está sempre melhorando. E tem gente que adora se jogar lá de cima.
Se eu fosse um prato, seria uma barca de comida japonesa: é caro, é bom, é exótico, é saudável e não é todo mundo que gosta. Ah, sem gengibre, por favor.
Se eu fosse um livro, seria a biografia não-autorizada de Michael Jackson: por mais extensa e reveladora que se pretenda, deixa aquele ar de mistério típico dos que transcendem essa existência boboca.
Se eu fosse um programa de fim de semana, seria pizza com DVD e morzão no tapete da sala. Pode parecer chato e caseiro demais. Mas até os mais baladeiros sonham com esse tipo de sinceridade e entrega.
Por fim, se eu pudesse nascer de novo, queria ser o filho da Lady Gaga. Se a mãe já é um pé no saco, imagine o trabalho que eu não gostaria de dar. Começaria me debatendo no útero. Depois do parto, faria de tudo para matá-la de vergonha. Exatamente como ela faz comigo hoje, sem a desculpa do parentesco. E se ela reclamasse, teria a resposta na ponta da língua: "Born This Way"! Foi podre, eu sei. Tchau.

Comentários

  1. Rodrigo (lindo),
    Te entendo perfeitamente, também sou pego as vezes por tantas coisas e pela vontade de falar de todas elas, que acabo tendo que fazer também uma bela salada. Gosto do Black Swan, sobretudo porque sou bailarino, e me faz lembrar dos tempos em que eu ainda era um estudante de dança, em uma escola cheia de bailarinos, mantida pelo governo do Ceará (era muito bacana). Gosto muito também da Beth Ditto, ela tem uma linda voz, e forte personalidade.
    Enfim, gosto de vir aqui, visitar o seu blog. Você escreve com personalidade, até consigo imaginar você falando, o tom de voz, como gesticula rsrs. è só imaginação.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que legal vc ser bailarino e ter se identificado com o filme, um dos melhores a que já assisti. Sobre a Beth Ditto, descobri essa figura há pouco tempo e a considero um poço de personalidade e estilo. Bom saber que vc curte tb. E obrigado pelos elogios ao blog. Muito bom ter esse retorno. Volte sempre. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Rodrigão....

    O que dizer....inesperado e surpreendente sempre !!! mas com a transparência e sinceridade inigualavel.

    Nós os leitores já nos perguntavamos cadê o texto deste mês ??? será que mais um talento se foi sem dizer até logo !

    Ah, qto aos filmes, cantoras, e etc...não conheço nenhum rsrs, mais conheço o Rodrigo, que com palavras bem colocadas consegue externar a própria alma, as frustações, os desejos, as expectativas, esse sim é bom lembrar dele, olhar sereno, postura de um lordi, mas ao mesmo tempo, uma fornalha no seu alge. Não é bom elogiar muito porque pode ocorrer risco de explosão !!! rsrs...

    Não poderia deixar de comentar, você é mais um Ribeirão Shopping do que o Santa Ursula, vou dizer porque, Por fora imponente,muito bem recomendado, localizado em área nobre, e não é de fácil acesso, por dentro, tem as melhores lojas, diversificado, elegante, badalado, as vezes faz a gente se perder por tantos corredores, mas sempre encontramos lá tudo que precisamos, já o Santa Ursula é frágil, basta uma pedra bem atirada para faze-lo desmoronar.

    E digo mais, ainda bem que você não é nenhum destes que você se referiu acima, porque senão, eu não teria conhecido, e não teria como amigo.

    Amigo, já estou com saudades !!!
    um grande abraço !!!
    "tamu junto sempre" "firma daí que firmo daqui"

    Tiago

    ResponderExcluir
  4. Hehehe... nossa, acho que já disseram o bastante nos comentários né, Ro(drigão, lindo)? rsrs

    Bom, aqui vai um pedido à Deus: que a humanidade NUNCA MAIS receba um ser como a Lady Toba, mesmo que fosse só para atender ao pedido do Rodrigo, de ser filho disso. Ele estava brinacando, VIU, Deus?

    "Fim de semana... pizza com DVD e morzão no tapete da sala", simplesmente PERFEITO! Bjo

    ResponderExcluir
  5. Tiago, quanta informação, hehe. Gostei da comparação com os shoppings. Obrigado pela parte que me toca, rsrs. E mesmo vc trabalhando em outro lugar (espero que esteja arrebentando), é lógico que a amizade continua. Valeu!
    Má, tenho certeza que Deus ouviu seu pedido. É lógico que estou brincando sobre a Lady Gaga. Credo! Bjão.

    ResponderExcluir
  6. Poucas pessoas são tão sensíveis a ponto de se descreverem com metáforas e comparações...ainda mais sem querer, como acho que foi o caso da postagem.
    Vc é lindo por dentro e por fora, Ro!
    Beijoca e não demore tanto para escrever!!!

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo...quanto tempo!!! Já estava com saudade das suas postagens. Sobre tudo o que escreveu...fico com "Black Swan" e o programa caseiro com pizza, DVD e não o seu, mas o meu amorzão...rsrs. Beijão...Luciana.

    ResponderExcluir
  8. Adorei,você escreve muito bem, sabe que vendo o filme três vezes cheguei a uma conclusão, eu prefiro o cisne branco...mesmo que o fim seja certo, a morte! mas esperança é o que no mínimo nos mantém vivo!! forte abraço e sucesso! Gil.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Lucélia, querida, você sempre gentil nos comentários. Muito obrigado. Acho que a intenção no texto está mesmo subentendida.
    Luciana, sdd de vc por aqui. No caso do DVD com pizza, o ingrediente especial - e que cada um tem o seu, hehe - é mesmo o morzão. Que bom que o seu tempero tb tá no ponto.
    E Gil, lembre-se: o branco não existiria sem o negro. Mas todos podemos ter nossas preferências, certo?
    Bjo pra todo mundo.

    ResponderExcluir
  11. Ai ai ai!

    Como valeu a pena esperar por essa postagem!
    Simplesmente completa, como você!
    Faço das palavras do "fauller" as minhas: "Você escreve com personalidade, até consigo imaginar você falando, o tom de voz, como gesticula."

    Lendo o texto, imaginava você falando, o tempo todo. Qdo li o comentário, ri sozinha! rs. Vi que a imaginação não era só a minha... rs
    Vc é mais que demais!
    Excelente texto.

    Bjs mil.
    Sdd de vc(s)!

    ResponderExcluir
  12. Lucimara, que legal! Hehe. De fato, quando escrevo, me sinto conversando, rsrs. Engraçado, né? Valeu por mais uma visita. Eu (nós) também estou (estamos) com sdd!! Bjo.

    ResponderExcluir
  13. http://www.youtube.com/watch?v=Cou04-vOZx8 espero que goste,mega introspectivo...G

    ResponderExcluir
  14. Oi Rô? Sou eu, a Faby.....demorou mas valeu a pena neh ????......Adorei o novo post.
    Então, sabe que eu sou 100% Black Swan, e adoro a Beth....mas meu amigo........se eu fosse uma "PUTA" (perdão pela palavra)seria a Bruna Surfistinha da Deborah Secco....sabe por que?

    Hoje eu não vô Dá....vou Distribuir....kkkkkkk

    Bjus Gatoo.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário